Quantcast
Channel: Janela Internacional de Cinema do Recife » Mostra Competitiva Brasileira
Viewing all articles
Browse latest Browse all 29

Longa “O que se move” marca a noite desta segunda-feira no V Janela

$
0
0

A segunda-feira (12) do V Janela Internacional de Cinema do Recife é marcada pela exibição de dois curtas pernambucanos (A onda traz, o vento leva, de Gabriel Mascaro e A menina da boneca, de André Pinto), além da co-produção Pernambuco-São Paulo A Vida Noturna das Igrejas de Olinda, de Mariana Lacerda (Menino-Aranha). Também na pauta, um longa do Panorama Alemão e curtas exibidos em parceria do o festival Vila do Conde (Portugal).

A Menina da Boneca, de André Pinto

O grande destaque da noite é o longa O que se move, de Caetano Gotardo (SP). Lançado no Festival de Gramado, de onde saiu com o Kikito de melhor atriz para Fernanda Vianna, o filme O que se move (SP) é a estreia em longa-metragem do diretor Caetano Gotardo, já referenciado em curtas como Areia (exibido na Semana da Crítica em Cannes e na seleção do Janela). O filme apresenta com delicadeza o drama de três famílias em situações diferentes que precisam lidar com mudanças súbitas em suas vidas, envolvendo alguma perda ou um reencontro há muito esperado.

O Que Se Move (2012) – SP
Direção: Caeatano Gotardo
97’ – 35mm/Digital
Classificação: 14 anos

Sinopse: Três núcleos familiares, em três diferentes situações, precisam lidar com mudanças súbitas em suas vidas, envolvendo alguma perda ou um reencontro há muito esperado. Um olhar sobre os afetos que movem essas famílias e sobre três mães que, diante de momentos muito difíceis, cantam o amor por seus filhos. Personagens que observam manifestações de vida com curiosidade, interesse, espanto. Pequenos gestos e ações em torno desses acontecimentos dolorosos, em meio à experiência simples e inexplicável da vida cotidiana. Três histórias conduzidas por uma linha emocional que as aproxima e pontuadas por momentos musicais que apontam para a possibilidade de lirismo mesmo em situações tão duras.

Ficha Técnica
Empresa Produtora: Dezenove Som e Imagens
Produtor Executivo: Maria Ionescu
Roterista: Caeatano Gotardo
Elenco: Wandré Gouveia, Rômulo Braga, Henrique Schafer, Cida Moreira, Andrea Marquee, Fernanda Vianna, Dagoberto Feliz, Danilo Grangheia, Germano Melo, Gabriel do Reis, Beto Matos, Gustavo Brandão, Meik Ramos, Adriane Mendonça, Larissa Siqueira, Anne Rodrigues, Marina Corazza, Irene Dias Rayck, Ledda Marotti, Yohanna Rodrigues
Diretor de Fotografia: Heloisa Passos
Diretor de Arte: Luana Demange
Trilha Sonora Original – Compositor: Caetano Gotardo e Marco Dutra
Montagem: Juliana Rojas

Perfil do Diretor

Formado em Cinema e Vídeo pela ECA-USP, Caetano Gotardo escreveu e dirigiu cinco curtas-metragens, entre eles O Menino Japonês (2009), Areia (2008) e O Diário Aberto de R. (2005), todos exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, como a Semana da Crítica do Festival de Cannes, Festival de Havana, Festival de Gramado, entre vários outros. Participou como diretor também do filme coletivo Desassossego, longa-metragem Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra. Integra o coletivo Filmes do Caixote.

V JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE
PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA, 12

SÃO LUIZ

16h – Panorama Alemão, 94’ – Lua Crescente, Christian Zübert (Alemanha), 2011, cor, DCP.

18h –  CURTAS BRASILEIROS 1, 78’ – IN, de Bruno de Oliveira, PR, 2012, 10′, cor, digital; A Vida Noturna das Igrejas de Olinda, de Mariana Lacerda, SP-PE, 2012, 19′, cor, digital; Quem tem medo de Cris Negão?, de René Guerra, SP, 2012, 24′, cor, digital; A Onda Traz, O Vento Leva, de Gabriel Mascaro, PE, 2012, 25′, cor, digital.

20h – LONGA, 97’ – O que se move, Caetano Gotardo (Brasil), 2012, cor, 35mm.

CINEMA DA FUNDAÇÃO

17h – CURTAS BRASILEIROS 6 – A GRANDE EXPERIÊNCIA DO CINEMA, 74’ – Sobre o Abismo, de André Brasil (MG) 2012, 30′, cor e P&B, digital; Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus (CE) 2012, 19′, cor, digital; O Duplo, de Juliana Rojas (SP) 2012, 25′, cor, digital.

19h – CURTAS BRASILEIROS 3 – INTERIOR – EXTERIOR, 80’ – Serra do Mar, de Iris Junges, SP, 2012, 15′, cor, digital; Dois, de Thiago Ricarte, SP, 2012, 16′, cor, digital e DCP; Luna e Cinara, de Clara Linhart, RJ, 2012, 14′, cor, digital; A Menina da Boneca, de André Pinto, PE, 2012, 8′, cor, digital; Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira, BA, 2012, 20′, cor, digital.

21h – CURTAS 20 ANOS VILA DO CONDE – PROGRAMA 1, 79’ – O canto do Rocha, de Helvécio Marins Jr. (Portugal); Terra dos Meus Sonhos, de Yann Gonzalez (Portugal-França); O milagre de Santo António, de Sergei Loznitsa (Portugal).


Viewing all articles
Browse latest Browse all 29